Blog do Célio Brito

A campanha eleitoral ainda não começou, mas esquenta a corrida pela prefeitura de Meruoca.



Ganha novas personagens o jogo político de Meruoca, com possíveis lideranças aspirantes ao cargo de prefeito.

Leia mais...

Candidato natural à reeleição, o prefeito Aristides, já tem 06 oponentes aptos a disputar prévias nos seus partidos para concorrer à campanha que começa oficialmente no segundo semestre. Confira quem já se manifestou e a situação de cada um nessa altura do “campeonato eleitoral”.

MANOEL COSTA GOMES (PT);

O prefeito “Aristides”, eleito numa eleição suplementar em 2013, com 64,4% dos votos validos o prefeito Manoel Costa Gomes conhecido por “Aristides” (PT), é microempresário foi lançado para substituir o Ex-prefeito João Coutinho (PT), eleito em 2012, mas que teve impedimento para assumir devido à decisão da justiça, por ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. No entanto, Aristides, teve total apoio de João Coutinho e de todos seus aliados que arregimentaram numa mesma coligação partidos como o PT, PCdoB, PMDB, PRB e PDT fato inédito na cidade. Contudo, como todos os atuais prefeitos de primeiro mandatos, de modo geral, estão enfrentando baixa popularidade por não conseguirem realizar grandes obras, devido à crise em que passa o país ocasionando na redução dos repasses constitucionais. Apesar de, ter finalizado 2015, com as contas administrativas de folha de pessoal, 13º salário, em dias e com andamento em algumas obras, que deverá ser entregues já a parti de fevereiro. O desafio agora é manter as alianças construída com o PT, na ultima eleição, garantir apoio interno no diretório municipal para sustentar sua reeleição. 

RUBENS LIMA DE VASCONCELOS (PDT);

Ou simplesmente “Rubinho da Boa Vista”, Ex-vereador, Presidente da Câmara e atual vice-prefeito de Meruoca, eleito na chapa do Aristides, em 2013. Ao perceber a baixa popularidade do seu aliado prefeito Aristides, agora almeja voos maiores em postular a vaga de prefeito que irá depender de decisões da cúpula estadual do partido, diga-se de passagem, do presidente do PDT, André Figueiredo (Ministro das Comunicações) e dos irmãos Ferreira Gomes.

FRANCISCO ANTÔNIO FONTELES (PP);

Foi prefeito de Meruoca, na gestão de 2009 a 2012. Sobralense, radicado desde a infância em Meruoca no sítio Almas, onde mantém residência domiciliar até hoje. Teve reconhecido seu vínculo afetivo com o município por meio de um Título de Cidadão Meruoquense. 

Teve sua reeleição prejudica pela desconfiança do mentor de sua candidatura, o ex-padrinho político e ex-prefeito de Meruoca, João Coutinho (PT), que alegou distanciamento de Fonteles, ao projeto política inaugurado por ele em Meruoca, e ainda por cortejar aproximação com seus históricos adversários. O desconforto era visível entre o prefeito Fonteles e o ex-prefeito João Coutinho, que findou numa prévia do partido de ambos as lideranças que consagrou no voto João Coutinho, apto para a eleição. 

Entretanto, Fonteles, mesmo que respondendo a quatro denúncias criminais oriunda de uma Ação Cautelar de Improbidade Administrativa, proposta pelo Ministério Público do Ceará, relativo aos anos de 2009 a 2012, estar pré-candidato a prefeito pelo Partido Progressista (PP) nas eleições deste ano.

CARLOS JOSÉ DO PIMENTA (SD);

Atual Vereador pelo partido Solidariedade (SD) foi presidente da Câmara, prefeito interino até a realização da eleição suplementar em 2013, herdou o espólio político do seu pai ex-vereador Pimenta, ambos foram militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), na época da gestão do ex-prefeito João Coutinho, mas com os desacertos das principais lideranças petistas na Meruoca, e por não ter sido indicado pelo partido como candidato a prefeito na eleição suplementar, decidiu trilhar independente, rompido com o Coutinho e fora do PT da Meruoca. Não obstante, também é outro que estar pré-candidato a prefeito pelo Partido Solidariedade (SD) nas eleições municipais deste ano. Contudo, para não inviabilizar sua pré-candidatura, aguarda aprovação das contas de gestão no controle de contas do TCM, pelos cinco meses que comandou o executivo meruoquense.

GEORGE LUIZ BERNARDO MARTINS (PR); 

Também foi candidato a Prefeito na eleição suplementar em 2013, pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) onde obteve a soma de 35,96% dos votos validos. Após ter sido revelado secretário na administração do ex-prefeito João Coutinho, rompeu com seu líder político e todo o grupo formado pelo Partido dos trabalhadores (PT) da Meruoca, por não concordar com a coalisão política sacramentada com os históricos adversários nas ultimas campanhas da Meruoca, construído com a unidade dos irmãos Ferreira Gomes. Contudo, estar pré-candidato a prefeito pelo Partido da República (PR) para disputar mais uma vez a eleição municipal deste ano. Com o apoio do deputado federal Moses Rodrigues (PPS), e do presidente estadual do (PR), Roberto Pessoa.

CARLA MARA PONTE DAVI (PT); 

Vereadora e atual Presidente da Câmara Municipal de Meruoca têm em seu histórico de vida, uma forte militância no meio popular que lhe garante uma extraordinária popularidade entre a população do seu município. Além de lhe proporciona grande fortalecimento nas relações entre seus pares no comando da casa legislativa. Carla Mara é ex-esposa de João Coutinho, a quem nunca pressionou por cargos no seu governo, ou mesmo, para ser indicada para qualquer cargo público no comando de Meruoca. Foi eleito com o apoio do grupo político de sustentação ao prefeito Aristides e do líder político João Coutinho. 

Agora se apresenta entre os prefeituráveis onde aguarda uma deliberação do grupo político sobre a possibilidade de prévias do seu partido que poderá manter a postulação a reeleição de Aristides, ou mesmo apostar em um novo nome.

JOÃO COUTINHO (PT);

É ex-prefeito de Meruoca por dois mandatos, tendo inclusive conseguido elegido seus dois sucessores e vem anunciado que não pretende mais concorrer à eleição de prefeito, devido o desgaste da sua ultima eleição quando foi impedido de assumir por problemas com a Lei do Ficha Limpa. Mas segundo uma fonte, Coutinho, está totalmente liberado e com certidão de nada consta da justiça para responder qualquer adversário que possa recorrer ao fato. No entanto, há quem diga que sua maior desmotivação seja os gastos de campanha acumulados que vem honrando aos seus credores. Apesar disso, o ex-prefeito tem se “dedicado a sua função publica na sefaz, reservada na sua vida e sempre evita os holofotes”. Hoje trabalha à surdina dentro do PT, para continuar liderando o processo eleitoral e os destinos políticos de Meruoca. Que se não houver consenso e unidade em torno de um nome de peso que possa manter o controle político do grupo em Meruoca poderá aporta como pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar mais uma vez a eleição municipal deste ano.
Postagem Anterior Próxima Postagem